Como NÃO passei no exame de certificação COBIT® Foundation

22 01 2013

CobiTNo dia 07/01/2013, iniciei um intensivo de estudos para realizar a prova de  certificação COBIT® Foundation. No dia 16/01, fiz a prova de certificação, e não alcancei a nota mínima necessária para aprovação neste exame. Assim, resolvi fazer este post para contar um pouco sobre meu aprendizado e sobre a experiência de ter realizado a prova.

COBIT®

Segundo Fagundes, o COBIT® é um guia para a gestão de TI recomendado pelo ISACF (Information Systems Audit and Control Foundation). O COBIT® inclui recursos tais como um sumário executivo, um framework, controle de objetivos, mapas de auditoria, um conjunto de ferramentas de implementação e um guia com técnicas de gerenciamento. As práticas de gestão do COBIT® são recomendadas pelos peritos em gestão de TI que ajudam a otimizar os investimentos de TI e fornecem métricas para avaliação dos resultados. O COBIT® independe das plataformas de TI adotadas nas empresas. (http://www.efagundes.com/artigos/COBIT.htm)

Para Pinheiro, a disciplina Governança de TI e o modelo COBIT® interessam aos profissionais que participam de auditoria em sistemas de informação, implantam e gerenciam processos de TI. Esta não é uma certificação muito indicada para profissionais técnicos, é uma certificação endereçada mais aos profissionais na área de gestão de TI. Se você não está envolvido ou não pretende atuar em alguma função gerencial ou de qualidade de processos, certamente esta certificação não irá ajudar sua carreira. (http://tiexames.com.br/curso_GOV_TI.php#FAQ)

Curso

Mais uma vez optei pelo curso preparatório da TIEXAMES. Este é um curso com carga horária de 16 horas e aborda o conteúdo para a certificação da versão 4.1 do COBIT®, já que não há certificação para a versão 5 (lançada em 2012) até o momento. Mesmo assim, o curso oferece módulos extras de migração para o COBIT® 5, com uma carga horária total de 4 horas. Desta forma, é possível conhecer a nova estrutura do framework.

Além de falar sobre a estrutura do COBIT®, o curso aborda diversos conceitos da governança de TI de outros modelos relacionados com a Governança de TI (ITIL V3, ISO/IEC 38500, ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27001, PMBOK, PRINCE2, CMMI) pois, na prova de certificação, podem cair perguntas sobre os conceitos apresentados.

Simulados

Desde o início, achei este curso mais complicado que o de ITIL e ISO27002, pois se trata de um assunto voltado para gestores e, como sou da área técnica, acabei ficando um pouco perdido em certos momentos do curso. Ao terminar todos os módulos, iniciei a leitura do material complementar sugerido pelo instrutor. Assim que revisei tudo, iniciei os simulados. Como haviam 4 simulados de 40 questões cada, optei por fazer dois no período da manhã, e os outros dois antes de fazer a prova, assim poderia ver o quanto fixei o conteúdo. Como nos dois primeiros simulados obtive nota de aprovação, resolvi fazer os outros dois simulados na noite do mesmo dia. Nesses dois últimos, também consegui nota suficiente para aprovação (ver resultados). Estes resultados me fizeram crer que eu estava preparado e assim decidi fazer a prova um dia antes do planejado.

Certificação

A prova de certificação  COBIT® Foundation custa U$150,00 e consiste em 40 questões, sendo necessário acertar no mínimo 28 (70%) para obter a aprovação. O exame pode ser realizado em até 60 minutos e é 100% online. Não é necessário ir até um centro de exames credenciado, pois a ISACA oferece esta facilidade onde o candidato escolhe a melhor data e horário para realizar a prova, seja durante um fim de semana ou feriado. Também não há mais a exigência de um proctor (pessoa responsável por acompanhar o exame para certificar que o candidato não está trapaceando). Essas facilidades somadas aos bons resultados nos simulados, fizeram com que eu tivesse certeza de que aquele seria o momento ideal para fazer a prova.

Assim que eu comprei a prova, o acesso foi liberado imediatamente. Iniciei o exame com muito nervosismo, pois se ocorresse algum tipo de pane com a rede elétrica, com a Internet ou até mesmo com meu computador, a prova seria perdida e eu só poderia realizar uma nova prova efetuando uma nova compra. Ao contrário das outras duas provas de certificação que fiz, desta vez utilizei o recurso de revisão, onde eu posso marcar as questões que tenho dúvida para revisar ao fim da prova (se houver tempo disponível). Marquei muitas questões. Fiquei muito inseguro. Alterei diversas respostas. Assim que faltavam pouco mais de 15 minutos para o fim, achei que estava tudo pronto. Porém, para minha surpresa, a minha nota final foi 67,50%. Por uma questão, não consegui aprovação.

O que aprendi com isso?

Meu primeiro erro foi que, mesmo me sentido preparado devido meus resultados nos simulados, eu deveria ter descansado para ter feito a prova somente no outro dia (como estava planejando inicialmente) para poder revisar novamente o conteúdo e também para fazer novamente os simulados.

Outro erro foi fazer a prova em casa, pois acabei ficando mais nervoso com possíveis problemas de instabilidade do que com a prova em si, sendo que eu planejava fazer a prova em um local que dispõe de nobreak e gerador de energia, além de um link de Internet de banda larga.

Com isto, aprendi que se tenho algo “certo” planejado, não devo arriscar  só pela emoção do momento. Além de reconhecer que deveria ter me preparado mais, pois mesmo com os simulados, não me senti seguro quanto ao domínio do conteúdo.

Bom, agora só me resta estudar mais e em breve realizar uma nova tentativa.

Até a próxima!

Atualização em 19/07/2013: Veja aqui como “passei” no exame de certificação COBIT® Foundation

Veja também:

Material de apoio para a Certificação COBIT® 5

Certificação COBIT® 5

Como “passei” no exame de certificação COBIT® Foundation

Como passei no exame de certificação ISO27002

Como passei no exame de certificação ITIL®


Ações

Information

20 responses

7 03 2013
Alexsandro Marcos

Olá meu amigo, eu passei mas sinceramente pensei que fossse mais facil, estudei pelo site http://www.issoe.com.br onde tem um bom material, marquei a prova para um sabado no meu serviço de manhã e consegui passar, o segredo são os simulados, tem uma pegadinhas que precisa prestar atenção, fica a dica… um grande abraço

Curtir

15 03 2013
Junior

Olá amigo, tenho interesse em tirar essa certificação. A versão 5 está disponível? Vc tem material para a 4.1? Grato.

Curtir

17 03 2013
janioantunes

Olá Junior;
Por enquanto, só a certificação da versão 4.1 está disponível (Ver catálogo da ISACA aqui). Pelo que sei, quando a certificação da versão 5 for lançada, alguns requisitos serão necessários, como fazer um curso em um centro de treinamento credenciado a ISACA.
Por enquanto, a certificação da versão 4.1 pode ser feita online e através de auto-estudo. Você pode baixar o framework do COBIT 4.1 em português clicando aqui.
O material que eu possuo, possui direitos autorais e não pode ser compartilhado, mas se você quiser pode comprar no site da TIExames ou qualquer outro site de sua preferencia.
Boa sorte!

Curtir

13 07 2013
Andre Costa

Olá, a certificação para COBIT 5 está disponivel porém em inglês, nos mesmos critérios que a versão 4.1 (com um proctor e totalmente on-line), porém, não é feita pela ISACA e sim pela APGM International (http://www.apmg-international.com/br/qualifica%C3%A7%C3%A3o/cobit5). Abraços!

Curtir

13 07 2013
janioantunes

Obrigado pela dica André!

Curtir

1 10 2013
Janaina Alves

Oi , Janio, como faço para comprar a prova cobit 4.1? obrigada tem um tutorial para disponibilizar?

Curtir

1 10 2013
janioantunes

Olá Janaina;
Tenho este tutorial que me auxiliou quando comprei a minha: https://janioantunes.files.wordpress.com/2013/10/tutorial_exame_cobit.pdf
Boa sorte!

Curtir

10 12 2013
Leo Amorim

E ai …. passou?? Quais simulados?

Curtir

11 12 2013
janioantunes

Olá Leo;
Passei sim… Escrevi sobre isto no post Como “passei” no exame de certificação COBIT® Foundation.
Os simulados foram os fornecidos no curso Fundamentos da Governança de TI adotando o COBIT® 4.1 e outros modelos da TIEXAMES.

Curtir

11 12 2013
Alex Fernandes

Eu passei usando os simulados do site http://www.issoe.com.br mostra o que acertou, errou, muito parecido com o exame oficial, fica a dica para a galera

Curtir

11 12 2013
janioantunes

Obrigado pela dica Alex!

Curtir

20 09 2016
Thiago

Esse Site issoe.com.br é confiável?

Curtir

21 09 2016
janioantunes

Considero confiável sim.

Curtir

5 04 2014
Doug

Legal esse artigo. Achei o site http://www.iheadgo.com que tem muito material em português pra que está estudando pra algumas dessas provas.
Vale a pena olhar.

Curtir

5 04 2014
janioantunes

Obrigado pela dica Doug!
Abraços

Curtir

4 07 2014
Suelen de oliveira

Ola eu consegui passar pelo site TI exame realmente o conteúdo é massante principalmente para o Cobit estudei 4 vezes o mesmo material e um material da green treinamentos por fora

Curtir

6 07 2014
janioantunes

Olá Suelen;
Massante é uma das melhores definições para este conteúdo!
Obrigado pela visita ao meu blog.

Curtir

14 08 2014
Ribeiro

Fez o seu curso em lugar errado! Faça oficial… é mais garantindo que passe no exame: http://www.pmgacademy.com

Curtir

22 09 2014
Ihead Go

Não sei se vcs já conhecem ,mas há ótimos simulados pra que, está estudando para certificação. Tudo em português com mais de 2000 questões para PMI, SQLSERVER, ITIL, WINDOWS SERVER, CCNA, .Net….
Todas questões com respostas online e que gravam a evolução da prova.
Achei beeeemmmm interessante.
Vcs já viram? O Site está no link abaixo:
http://www.iheadgo.com/

Curtir

3 08 2015
Marcus S

Fiz os simulados e fiz a prova em casa assim que terminei, na mesma hora! E além deste, passei tb no ITIL e ISO 27002… acho que o problema não é fazer em casa , nem fazer em seguida e sim “estar preparado para isto”. Nenhuma das provas levei mais de 35 minutos.

Curtir

Deixe um comentário