Como passei no exame de certificação ITIL®

18 02 2012

Já faz um tempo em que eu estava disposto a tentar me certificar em ITIL. Como nunca tinha feito nenhuma certificação, fui pesquisar como era o esquema de certificação. Descobri que o primeiro nível de certificação (Foundation) não exigia a participação em nenhum tipo de curso, sendo que isso ajudaria pois além de economizar dinheiro, eu não tinha tempo para frequentar um novo curso.

Como eu conhecia algumas pessoas que já eram certificadas, peguei alguns materiais e fui estudar sozinho. Os materiais que eu tinha em mão eram bem resumidos e nada extensos, o que me animou a estudar. Ao fim da leitura, fui praticar como estava meu conhecimento em simulados online.

Foi ai que percebi que havia algo de errado. Ou eu não havia estudado direito, ou o material não era bom. Os resultados dos simulados estavam sendo muito ruins e assim eu jamais conseguiria ser aprovado no exame.

Resolvi procurar “ajuda”. Em pesquisas na Internet, cheguei ao site TIEXAMES onde há um curso preparatório para o exame ITIL® V3 Foundation. Li atentamente todas as descrições sobre o curso, assim como depoimentos de ex-alunos. Solicitei uma demonstração gratuita do curso e a primeira vista, gostei do método de ensino. Tentado pelo argumento de 100% de aprovação, pelo método e pelo valor (bem acessível) fiz a minha inscrição.

Comecei a estudar em julho de 2011, mas devido alguns problemas, não consegui dar continuidade. Como a matrícula é válida por 1 ano, retomei os estudos na metade de janeiro. Estava sendo bem cansativo, pois eu estudava a noite e em alguns dias eu não conseguia estudar. Pensei em desistir, mas fui seguindo até que consegui concluir todos os estudos.

Assim que comecei a fazer os simulados oferecidos pelo próprio site na segunda-feira, marquei a data do meu exame para a quinta-feira. Fiz todos os 7 simulados (280 questões) e minhas médias não estavam sendo tão boas (entre 65 e 80%). Mesmo estando um pouco preocupado com isso, fui fazer o exame e foi onde me surpreendi.

Assim que começaram a vir as questões, fui percebendo que consegui entender o ciclo de vida do serviço proposto pela ITIL. Isso fez com que eu pudesse responder com convicção cada questão. Os mesmos tópicos que eu tive dificuldades durante os simulados, eu tive no exame. Mas mesmo assim eu estava confiante, pois não estava lá para gabaritar, mas sim para tirar 65%, o mínimo necessário para a aprovação.

Após 20 minutos do início do exame, eu respondi as 40 questões e decidi não revisar nenhuma. Após a mensagem de aprovação, fui surpreendido com um score de aprovação de 92%. Algo que eu não estava esperando devido minhas médias nos simulados.

Hoje eu entendo que estudar por conta própria nem sempre é um bom negócio. Seguir as orientações de uma empresa séria, que forneceu um roteiro de estudos e um material de ótima qualidade foi o melhor investimento que eu fiz. Por um pequeno valor, eu garanti a aprovação em um exame que custa U$150,00.

Aconselho à todos que estiverem interessados a fazer qualquer tipo de certificação, que procurem empresas sérias e não confiem apenas em materiais obtidos gratuitamente na Internet. O gratuito pode sair bem caro…

Boa sorte e até mais!

Veja também:

Vídeo: Tudo sobre ITIL v3 Foundation | Animado

EXIN Anywhere – Exams online

3EXIN Certified Integrator Secure Cloud Services3

Como passei no exame de certificação ISO27002

Certificação COBIT® 5

Ações

Information

11 responses

7 07 2012
Marcelo Morandeira

Fiz o curso na ISSO E http://www.issoe.com.br , muito bom também, passei de primeira com 90% a grande jogada é fazer os simulados e se dedicar bastante..

Curtir

27 12 2012
Alexsandro Marcos

Ola Marcelo, fiz o curso no http://www.issoe.com.br e passei também com 88%, recomendo demais este site, pessoal prestativo e agora rumo ao Cobit que a nossa área nunca para

Curtir

23 04 2014
Wagner Luis Alves

Sabe me dizer se o exame ITIL V3 Foundation, se pode ser feito on line em casa?

Curtir

23 04 2014
janioantunes

Olá Wagner;
É possível fazer o exame em casa sim, graças ao sistema EXIN Anywhere – Exams online.
Você pode ler sobre este sistema e encontrar maiores informações através do seguinte post:
https://janioantunes.wordpress.com/2013/04/11/exin-anywhere-exams-online/
Obrigado pela visita ao meu blog

Curtir

13 06 2014
Amanda

Qual curso online você acha melhor, da issoe ou da tiexames?

Curtir

18 06 2014
janioantunes

Olá Amanda;
Já vi comentários de pessoas que fizeram o curso da Isso É e acharam bom. Como eu só fiz da TI Exames, e achei bom, fica difícil eu dar a resposta para você.
O preço de ambos é bem próximo (não chega a 10 reais de diferença) e os dois cursos alegam ter 100% de aprovação dos candidatos, então acho que, independente do curso que seja feito, será certa a sua aprovação.
Obrigado pela visita ao blog!

Curtir

12 01 2015
Cauê

O objetivo desse lugar é vender cursos preparatórios para certificações, deve ser patrocinado ou algo do tipo. É totalmente possível passar estudando por conta própria, na internet se acha bastante conteúdo gratuito, e é claro é necessário dedicação. Já fiz Itil v3 e ISO 27002, caminhando agora para o COBIT 5.

Curtir

13 01 2015
janioantunes

Olá Cauê;
Se a sua afirmação é em relação ao meu blog, gostaria de dizer que não tenho o objetivo de vender cursos e nem sou patrocinado por ninguém. Este blog é meu projeto pessoal, e não há nenhum tipo de fonte financiadora além de eu mesmo. Você pode ver que tenho uns links para a venda de cursos de terceiros. Mas nunca empurrei estes cursos para ninguém e nunca ganhei nada com eles. Concordo plenamente com você em relação a todos serem capazes de conseguir aprovação com auto estudo. Mas gosto de citar que comprar um curso, você está tendo certeza de ter material atualizado e acompanhamento de um profissional capacitado para sanar dúvidas. E isto facilita para muita gente. Pelo fato de ser um blog pessoal, eu escrevo sobre assuntos diversos e acabei escrevendo sobre certificações por ter sido algo que eu fiz e quis compartilhar na internet, do mesmo jeito que milhares de outros blogueiros fazem.
Desejo sorte com sua certificação COBIT5.

Curtir

8 04 2015
Paulo Prudencio

Realmente com foco e planejamento é possível conseguir a certificação principalmente através livros e cursos online que são uma ótima opcão pelo custo-benefeficio. No http://www.mundoitil.com.br há algumas opcões de livros e cursos para auto-estudo.
Abraço

Curtir

23 04 2015
Marcos Aguiar

Vou contriburir um pouquinho também Janio!

Tem uma empresa que promete só cursos oficiais de cobit5, itil, cloud, iso 27002, green, etc.. e a PMG Academy;

Segue a dica aí. O site é: http://www.pmgacademy.com

Abraços
Marcos

Curtir

21 10 2015
Gerson

Eu acho que cada pessoa tem uma forma de aprender, e a questão de comprar ou não um curso vai de cada um. Para o exame do ITIL Foundation eu fiz um curso presencial, na sisnema poa, e fiquei com duas impressões: 1º – se tivesse simplesmente estudado por conta, não teria um material bom, resumido, que me ajudasse de fato a passar. Creio que o material que a sisnema forneceu foi essencial para minha aprovação. 2º – se dependesse das aulas, eu teria me ferrado. Instrutor muito bom, mas 1~2 semanas de aula não é suficiente para absorver a matéria.
Desejo boa sorte aos colegas que vão tentar a prova.
Parabéns pelo site Janio.
Abraço.

Curtir

Deixe um comentário

