Como passei no exame de certificação ISO27002

10 08 2012

Desde meu último post (Como passei no exame de certificação ITIL®) em 18 de fevereiro, permaneci afastado das poucas atividades voltadas ao blog. Além de estar ocupado com atividades acadêmicas, um estágio na área da construção civil preencheu a lacuna dos meus finais de semana, e isso me trouxe aprendizados nas atividades de marcenaria, eletricidade, pintura, entre outros. Mas este não é o foco deste post, então vamos logo ao que interessa.

Desde o inicio do ano, já planejava uma certificação para o período das “férias” de julho. Estava entre a ISO20000 e a ISO27002. Coincidentemente, durante a disciplina de Serviços de Rede, tive acesso a norma 27002 para estudo. Decidi então que a certificação que eu faria seria a ISO27002 Foundation. Após pesquisar em blogs e fóruns, percebi que os profissionais que obtiveram essa certificação comentavam que o exame seria mais fácil e o conteúdo a ser estudado seria menos extenso que o do ITIL®.

Como eu não dispunha de muito tempo, resolvi comprar um treinamento na TIEXAMES, pois já tinha tido uma boa experiência com eles. O curso preparatório para a certificação ISO27002, é realmente menor em relação ao do ITIL®, porém não deixa nada a desejar. Os comentários da instrutora, que tem uma grande experiência em consultoria, fazem a diferença no curso e ajudam muito a lembrar de detalhes durante os simulados e, consequentemente, durante o exame.

A prova para esta certificação consiste em 40 questões, sendo necessário acertar no mínimo 26 (65%) e o tempo para sua realização é de uma hora. Eu consegui aprovação com 90% de acerto e levei em torno de 35 minutos. Foi uma prova bem tranquila, mas foi assim pois me dediquei nos estudos até conseguir bons resultados nos simulados. A  prova é oferecida em português e tem um custo de U$135,00.

Minha dica para quem quer tirar esta certificação:não se prenda somente a norma. Leia reportagens relacionadas ao assunto e procure entender as vulnerabilidades e quais os controles adequados para sua solução. Isto é importante pois na prova caem diversas questões que são estudos de caso. E claro, estude bastante e procure materiais de qualidade.


Ações

Information

2 responses

14 09 2017
Victor

Olá! A prova é feita online?

Curtir

19 09 2017
janioantunes

Olá Victor. Pode ser feita presencial ou online. Veja este post sobre provas online: https://janioantunes.wordpress.com/2013/04/11/exin-anywhere-exams-online/

Curtir

Deixe um comentário