Livro: O pirata eletrônico e o Samurai

19 02 2020

kevon_Livro: O pirata eletrônico e o Samurai

  • A verdadeira história de Kevin Mitnick e do homem que o caçou na estrada digital

Autor: Jeff Goodell

Editora: Campus

Desde 2003, quando ingressei em uma graduação de computação pela primeira vez (só me formei na quarta tentativa), eu ouço falar em Kevin Mitnick. Referencia mundial como transgressor da lei, invasor de computadores e sábio utilizador de engenharia social, este livro conta como foi a caçada realizada por Tsutomu Shimomura.

Este evento foi representado no filme Hackers 2 – Caçada Virtual, mas o interessante do livro é que muitos detalhes são explorados e algumas coisas fazem mais sentido do que quando se assiste ao filme. Desde o inicio da vida de Kevin Mitnick as coisas foram conturbadas. Crescendo em uma região sem grandes perspectivas de vida, presenciou a separação de seus pais e sofreu abuso de um padrasto (algo que ele não gosta de falar).

Passou a juventude cometendo delitos digitais, que o levaram à prisão por um tempo. Depois de violar a condicional, já que não cumpriu a ordem de ficar afastado de computadores, Kevin invadiu o computador de Tsutomu Shimomura, que não descansou enquanto não deteve seu novo inimigo virtual.

O livro levanta algumas questões interessantes, como a falta de conhecimento técnico da parte de Kevin e a arrogância e superioridade de Shimomura. Com muitos detalhes e jargões técnicos, a leitura é bem fluida e agradável. A publicação foi em 1996, mas isso não tira o interesse que a narrativa cria a cada capítulo lido.


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: