Filme: Hackers 2 – Caçada Virtual

4 05 2014

TakedownTítulo Original: Takedown
Gênero: Crime | Drama | Suspense
Duração: 91 min.
Ano: EUA – 2000
Distribuidora: Dimension Films, Millennium Films
Direção e Roteiro: Joe Chappelle, David Newman, Leslie Newman, John Danza and Howard A. Rodman

 

Este filme foi baseado no livro Takedown de John MarkoffTsutomu Shimomura. Há varias variações do nome do filme, mas utilizei “Hackers 2 – Caçada Virtual” pois é uma das mais conhecidas aqui no Brasil, mas não é, necessariamente, uma sequencia do filme Hackers de 1995.

Kevin Mitnick (Skeet Ulrich) é um hacker de computador. Não um simples hacker, que costuma invadir os computadores da escola para alterar suas notas.

Ele é um super gênio da informática, que conseguiu decifrar o código de acesso aos arquivos do FBI. Depois dessa desafiadora proeza, Kevin entra na lista dos mais procurados dos Estados Unidos.

Como capturar um suposto criminoso que usa o computador para cometer seus atos?
A resposta está no mais audacioso plano de captura já organizado pelo FBI, que utiliza a ajuda de outro gênio da informática, Tsutomu Shimomura (Russel Wong) para seguir pelo ciberespaço a trilha de informações deixadas por Kevin.

A caçada já começou.. Fonte: Youtube

O filme retrata como foi a prisão de Kevin Mitnick, um dos maiores hackers do mundo, mostrando como ele utilizada engenharia social e muito conhecimento em diversas áreas da computação para obter benefícios e informações sigilosas do governo. Um fato interessante apresentado no filme é que duas pessoas, que são hackers, estão em lados opostos, sendo que um trabalha para o governo e outro está a margem da sociedade, pois é  considerado um criminoso. Infelizmente, o termo hacker ainda é utilizado de maneira errônea pela mídia, que assimilam tal termo a criminosos e não a pessoas com muito conhecimento, que estudam a fundo tecnologias para criarem proteções e tecnologias paralelas.

A engenharia social de Kevin é assunto de muitos cursos de segurança da informação e em diversos livros, como o “A arte de enganar” de autoria do próprio Mitnick. Atualmente, após o período de reabilitação social, Kevin trabalha como consultor de segurança na Mitnick Security Consulting e esteve, em 2010, na Campus Party.

Recomendo, a quem interessar, que assistam  o filme para saber um pouco mais sobre a Caçada Virtual e que leiam artigos existentes na Internet relacionados a este filme.

 

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: