Certificação COBIT® 5

16 02 2014

CobiT5A ideia de fazer este post iniciou-se por meio de uma conversa com o Jaslan Florencio, que eu sou grato por ter disponibilizado o material utilizado nesta postagem. A conversa  começou nos comentários do postComo “passei” no exame de certificação COBIT® Foundation” e depois se estendeu para o e-mail, e eu resolvi utiliza-lá para auxiliar quem deseja fazer a certificação COBIT® 5 e não está encontrando material sobre o assunto. Segue abaixo a conversa:

Você fez algum curso preparatório para a certificação? Fez a prova em casa ou foi a um centro de exames?
Eu fiz a prova em uma credenciada da APMG aqui em Campinas/SP. Paguei pelo curso já com a prova de certificação que na época foi um preço bom, pois a cotação do dólar estava na faixa de R$1,95, mas agora você vai pagar algo em torno de 750 “Dilmas” para fazer só a prova de certificação.

O curso te proporcionou o conhecimento suficiente para realizar a prova?
Para ser bem sincero, o curso foi bem fraquinho. Desconfio seriamente que o professor nem era capacitado para tal função, mas por um lado foi bom, já que pude testar mais meus conhecimentos correndo atrás do conteúdo, não me dedicando somente as aulas em classe.

Encontrou material de qualidade para seus estudos?
Consegui sim um bom material para meus estudos, lendo alguns guias da própria ISACA. Inclusive, eles disponibilizam alguns guias de implementação que ajudam não só com a prova, mas no entendimento de todo o contexto e propósito do Cobit 5.

Como conseguiu o material?
Materiais (apostilas, dicas, simulados), são muito difíceis de se achar na Internet, porém encontrei materiais de algumas palestras que o pessoal da própria ISACA faz, explicando bem detalhadamente cada propósito do Cobit. Eu tenho uma leitura boa do idioma Inglês, então tomei como um desafio criar um mapa mental do Cobit 5, pegando os key points do Livro “Cobit 5 a business framework for the governance and management of enterprise IT” e inserindo no software FreeMind para criar um mapa mental. Achei de muito proveito para ajudar na fixação de alguns processos.

Você fez algum simulado antes da prova? Como foi seu desempenho?
Existe um simulado em Inglês no próprio site da APMG. Minha nota do simulado foi bem próxima a do exame.

Qual foi sua percepção em relação a prova (tempo, tamanho e dificuldade das questões, idioma)?
Quanto a dificuldades, acho que o fator crucial é o tempo da prova, pois é muito pouco tempo para se responder cada questão (menos de 1 minuto para cada questão). Além de ir bem preparado didaticamente, tem que ir bem preparado psicologicamente. Quanto mais calmo você estiver, melhor será aproveitado o tempo. Acho que nessa prova vale a dica básica: responda primeiro o que você tem certeza e depois volte nas questões que ficou em dúvida. Ficar parado muito tempo em uma questão pode consumir um tempo que você não tem, e complicar o restante da prova. Isso me prejudicou, tive que correr nas ultimas 4 questões pois tinha apenas 2 minutos.
Embora eu tenha um bom entendimento em Inglês, optei por fazer a prova em Português. Ouvi alguns amigos dizerem que a prova da ISACA em Português havia muitas diferenças da prova original, inclusive as siglas. Porém mesmo assim me arrisquei. Não encontrei grandes dificuldades para o entendimento dos conceitos em Português, na verdade achei até mais fácil.

Qual a sua dica para quem deseja obter a certificação COBIT® 5?
Acho que o fator chave para essa prova não é decorar somente os conceitos e processos, mas entender de uma forma geral o propósito do Cobit 5 para uma organização, entender bem os seus processos, o que cada um faz. Afinal essa prova tem algumas pegadinhas, na qual você poderá encontrar mais de uma alternativa certa, mas terá que escolher a “mais correta“.

Para obter os materiais de auto estudo disponibilizados neste post, clique aqui.

Veja também:

Material de apoio para a Certificação COBIT® 5

Como “passei” no exame de certificação COBIT® Foundation

Como NÃO passei no exame de certificação COBIT® Foundation

Como passei no exame de certificação ISO27002

Como passei no exame de certificação ITIL®

COBIT® 5 Framework em Português


Ações

Information

11 responses

3 07 2014
targuz

Bom dia Janio,
estou querendo realiza a prova on-line COBIT 5, em portugues,
porem nao estou conseguindo encontrar o Link.. alguma dica..?

Curtir

6 07 2014
janioantunes

Olá Targuz;
No link abaixo você vai conseguir informações sobre a prova online:
http://www.apmg-international.com/br/qualifica%C3%A7%C3%A3o/cobit5/cobit-online-exams-br.aspx
Abraços

Curtir

30 07 2014
Foug

Pra quem está estudando pra certificação, tem um ótimo site com muito material em português no http://www.iheadgo.com com a explicação de cada questão. Achei muitooooooo bom!

Quem não conhece vale muito a pena dar uma olhada.

Fica a dica!

Curtir

6 12 2014
Ribeiro

se for só para decorar e passar no exame, tudo bem…. mas na boa, prefiro fazer um curso em uma instituição sério e oficial.

é a mesma coisa tentar comprar o diploma de uma faculdade… desculpa, mas isso é ridículo.

Curtir

7 12 2014
janioantunes

Concordo plenamente…

Curtir

6 12 2014
Ribeiro

Saiu o primeiro Curso Oficial Online do Brasil em CobTi 5 Foundation: http://www.pmgacademy.com/pt/products/curso-online-cobit5-foundation

Curtir

30 12 2014
dotnetsql sousa

tem um ótimo simulado gratuito para o cobit 5 no http://www.iheadgo.com

Curtir

30 12 2014
Doug

quem quer decorar e usa simulados vai ser um péssimo profissional. Mas se a pessoa usa simulados como material de apoio é ótimo!
Vai do caráter e perfil de cada um. Não há como impor uma regra!

Curtir

10 02 2016
José Ricardo Pereira

Qual o nome da instituição em Campinas onde você fez a prova?

Curtir

10 02 2016
janioantunes

Olá José Ricardo;
Não fui eu que realizei a prova em Campinas, foi o Jaslan Florencio que contribuiu respondendo algumas perguntas que eu fiz à ele para montar este post.
Joga o nome dele no Google que logo você achará uma forma de entrar em contato com ele.
Abraços

Curtir

22 07 2016
Danilo

Olá Janio. Consegui a certificação do cobit 5 esses dias, consegue a versão em PDF do certificado . Gostaria de saber se eles mandam uma versão impressa por correio igual a exin envia com um pin da itil? Além disso tenho que cadastrar algo no site da isaca sobre o certificado fornecido pelo apmg? Obrigado

Curtir

Deixe um comentário