Como “passei” no exame de certificação COBIT® Foundation

19 07 2013

CobiTAproveitando que estou de férias, resolvi fazer a prova de certificação do COBIT® pela segunda vez (veja aqui como reprovei da primeira vez). Apesar de já estar sendo aplicada a certificação da versão 5, eu fiz a da 4.1, pois esta é a versão deste framework o que está mais difundida entre as empresas, e levará um tempo considerável para as empresas migrarem da versão 4.1 para a versão 5. Neste post vou apresentar o  COBIT®, vou falar do curso que fiz, dos simulados e da prova.

COBIT®

Segundo Fagundes, o COBIT® é um guia para a gestão de TI recomendado pelo ISACF (Information Systems Audit and Control Foundation, http://www.isaca.org). O COBIT® inclui recursos tais como um sumário executivo, um framework, controle de objetivos, mapas de auditoria, um conjunto de ferramentas de implementação e um guia com técnicas de gerenciamento. As práticas de gestão do COBIT® são recomendadas pelos peritos em gestão de TI que ajudam a otimizar os investimentos de TI e fornecem métricas para avaliação dos resultados. O COBIT® independe das plataformas de TI adotadas nas empresas. (http://www.efagundes.com/artigos/COBIT.htm)

Para Pinheiro, a disciplina Governança de TI e o modelo COBIT® interessam aos profissionais que participam de auditoria em sistemas de informação, implantam e gerenciam processos de TI. Esta não é uma certificação muito indicada para profissionais técnicos, é uma certificação endereçada mais aos profissionais na área de gestão de TI. Se você não está envolvido ou não pretende atuar em alguma função gerencial ou de qualidade de processos, certamente esta certificação não irá ajudar sua carreira. (http://tiexames.com.br/curso_GOV_TI.php#FAQ)

Curso

A licença que adquiri para o curso tem o prazo de um ano, ou seja, eu assisti novamente o mesmo curso que já havia feito no inicio do ano, para relembrar de todos os conceitos. O curso em questão é o preparatório da TIEXAMES. É um curso com carga horária de 16 horas e aborda o conteúdo para a certificação da versão 4.1 do COBIT®, sendo que o curso oferece módulos extras de migração para o COBIT® 5, com uma carga horária total de 4 horas. Desta forma, é possível conhecer a nova estrutura do framework.

Além de falar sobre a estrutura do COBIT®, o curso aborda diversos conceitos da governança de TI de outros modelos relacionados com a Governança de TI (ITIL V3, ISO/IEC 38500, ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27001, PMBOK, PRINCE2, CMMI) pois, na prova de certificação, podem cair perguntas sobre os conceitos apresentados.

Simulados

Volto a afirmar que achei este curso mais complicado que o de ITIL e ISO27002, pois se trata de um assunto voltado para gestores e, como sou da área técnica, acabei ficando um pouco perdido em certos momentos do curso. Ao terminar todos os módulos, iniciei a leitura do material complementar sugerido pelo instrutor. Assim que revisei tudo, iniciei os simulados. Fiz os 4 simulados de 40 questões cada na mesma tarde em que fiz o exame. Consegui um bom desempenho nos simulados, o que me deixou confiante para fazer a prova.

Certificação

A prova de certificação  COBIT® 4.1 Foundation custa U$150,00 e consiste em 40 questões, sendo necessário acertar no mínimo 28 (70%) para obter a aprovação. O exame pode ser realizado em até 60 minutos e é 100% online. Não é necessário ir até um centro de exames credenciado, pois a ISACA oferece esta facilidade onde o candidato escolhe a melhor data e horário para realizar a prova, seja durante um fim de semana ou feriado. Também não há mais a exigência de um proctor (pessoa responsável por acompanhar o exame para certificar que o candidato não está trapaceando).

Assim que eu comprei a prova, o acesso foi liberado imediatamente. Iniciei o exame com menos nervosismo do que da primeira vez, mas ainda estava preocupado pois se ocorresse algum tipo de pane com a rede elétrica, com a Internet ou até mesmo com meu computador, a prova seria perdida e eu só poderia realizar uma nova prova efetuando uma nova compra. Mais uma vez utilizei o recurso de revisão, onde eu posso marcar as questões que tenho dúvida para revisar ao fim da prova (se houver tempo disponível). Marquei umas 10 questões para revisão e após ter revisado e alterado algumas respostas,  vi que faltavam menos de 10 minutos minutos para o fim e finalizei o exame. Desta vez, para minha surpresa, a minha nota final foi 80% e eu consegui a aprovação.

Um pouco sobre a prova COBIT® 5

A certificação COBIT® 5 está sendo feita pela APGM International. São oferecidos 3 níveis de certificação:

  • Foundation;
  • Implementação;
  • Avaliador.

A prova de certificação do nível Foundation é no formato de múltipla escolha. A prova contém 50 perguntas sendo necessário acertar 25 ou mais respostas (>50%) para a aprovação. O teste deve ser completado dentro de 40 minutos e é sem consultas. Este exame não tem pré-requisito. O valor da prova com o proctor remoto é de U$260,00 e, em um centro Pearson-VUE, é de U$295,00. O exame está disponível nos seguintes idiomas:
Inglês, Alemão, Espanhol (Latino-Americano) e Português (Brasileiro).

Desejo sorte para quem for tentar a certificação!

Até a próxima!

Veja também:

Material de apoio para a Certificação COBIT® 5

Certificação COBIT® 5

Como NÃO passei no exame de certificação COBIT® Foundation

Como passei no exame de certificação ISO27002

Como passei no exame de certificação ITIL®

COBIT® 5 Framework em Português


Ações

Information

42 responses

25 07 2013
everson

legal cara , vou tirar esta certificação , estava pensando em fazer o ITIL V3…porem vou tirar essa primeiro , e estou pesquisando os materiais, vou usar o curso que vc recomendou !!! valeu..

Curtir

25 07 2013
janioantunes

Recomendo isso mesmo à você Everson.
Após a certificação COBIT, tente o ITIL…
Boa sorte!

Curtir

27 02 2015
Gustavo Neto

Janio, estou revisando todo material que tenho do COBIT, inclusive o seu mapa mental que me enviou anteriormente, obrigado. Estou com uma dúvida bem sutil, veja se pode me ajudar. Estou procurando onde eu posso fazer a inscrição e realização da prova do Cobit 5, não consigo achar. O do ITIL tem um site da PROMETRIC onde você busca por EXIN e acha diversos locais credenciados para fazer a prova aqui no RJ, existe algum equivalente para o COBIT?

Abraços.

Curtir

8 03 2015
28 09 2013
Leonardo Côco

Janio,

Queria tentar tirar a certificação Cobit 5.0?

Me indicaram este livro: Implantando a Governança de Ti – da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços – 3ª Ed.

Você teria algum outro material para indicar ou treinamento online? O que acha?

Curtir

30 09 2013
janioantunes

Olá Leonardo.
Este é um ótimo livro! Mas não recomendo que você o adquira só para a prova, pois o COBIT abordado nele é o 4.1. Mesmo se a prova que você quisesse fosse a 4.1, o livro não te dá subsídios suficientes para a certificação. Em relação a cursos, só vi alguns presenciais, mas não conheço nenhum a ponto de te indicar.
Materiais para a certificação 4.1 “sobram” pela Internet, mas como a versão 5 é bem recente, é mais complicado achar algo confiável.
Desejo sorte e sucesso à você!

Curtir

1 10 2013
Leonardo Côco

Obrigado pela ajuda Janio.

Curtir

21 10 2013
João carlos

Janio, boas dicas. Estou tentando marcar minha prova para o COBIT 4 e não acho onde fazer, pode me ajudar com o site?

Curtir

21 10 2013
janioantunes

Olá João;
Dá uma olhada neste tutorial que fiz a pedido da Janaína e vê se você consegue:

Clique para acessar o tutorial_exame_cobit.pdf

Obrigado por visitar o blog e boa sorte na prova!

Curtir

3 12 2013
Aluísio Ferreira

Colega, primeiramente parabéns por não ter desistido em ser aprovado na certificação.
Gostaria de saber se você recebeu algum tipo de ID de identificação da ISACA ou algo que comprove que você é certificado.

Abraços

Curtir

3 12 2013
janioantunes

Olá Aluísio;
Não, a ISACA não envia nenhum tipo de identificação única informando que você é certificado.
Isso deixa uma margem grande para fraudes, pois se você procurar no Google, vai encontrar diversos certificados COBIT na qual você mesmo pode baixar e fraudar colocando o seu nome, já que os certificados são apenas digitais e muito “simples”, o que facilita a adulteração.
O único número de identificação que possuo da ISACA, é o número de cadastro que fiz no site para comprar a prova, mas qualquer um pode fazer o cadastro pelo site e receber o número, o que não comprova nada.
A única maneira que encontrei pra dar mais credibilidade à minha certificação, foi tirar um print da tela final do exame online, que apresenta o score e o status de aprovado. Mas isso também não comprova muita coisa, pois, por se tratar de uma imagem, pode sofrer qualquer tipo de adulteração.
Nesse quesito a ISACA deixa a desejar. Já a EXIN emite o certificado online e envia o certificado impresso com o número de série e marca holográfica, com o número do certificado.
Se for tentar a prova, te desejo sorte!

Curtir

23 01 2014
Jaslan

Janio,

Passei hoje também na prova do Cobit 5, gostaria de saber quanto tempo demorou para que a sua certificação chegasse em mãos.

Abraços

Curtir

23 01 2014
janioantunes

Olá Jaslan;
Parabéns pela sua conquista! Eu fiz a certificação Cobit 4.1, que é direto pela ISACA e o certificado é fornecido só no formato digital.
Aproveitando a ocasião, você poderia contar como foi sua experiência com a prova de certificação, respondendo:
Fez algum curso preparatório ou você fez auto estudo?
Como conseguiu o material para estudos?
Fez a prova em casa ou foi a um centro de exames?
Qual foi sua percepção em relação a prova (tempo, tamanho e dificuldade das questões, idioma)?

Suas respostas poderão motivar outras pessoas que, assim como eu, achava que uma certificação era um bicho de sete cabeças, mas isso antes de eu tirar a minha primeira certificação…

Abraços

Curtir

24 01 2014
Jaslan

Então Caro Janio,
Eu fiz a prova em uma credenciada da APMG, aqui em Campinas/SP, paguei pelo curso com a certificação, na época paguei um preço bom, pois a cotação do dolar estava na faiza de R$1,95… Mais agora você vai pagar algo em torno de 750 Dilmas para fazer só a certificação.
Mais para ser bem sincero, o curso foi bem fraquinho, desconfio sériamente que o professor nem capacitado para tal função, mais por um lado foi bom, acho que pude testar mais meus conhecimentos correndo atrás do conteúdo, não me dedicando somente as aulas em classe.
Consegui sim um bom material para estudo, lendo alguns guias da própria ISACA, inclusive eles disponibilisam alguns guias de implementação que ajudam não só com a prova, mais no entendimento de todo o contexto e propósito do Cobit 5.
Materias (Apostilas, dicas, simulados), são muito dificeis de se achar na internet, porém encontrei materias de algumas palestras que o pessoal da própria ISACA faz, explicando bem detalhadamente cada propósito do Cobit. Eu tenho uma leitura boa do idioma Ingles, então tomei como um desafio criar um mapa mental do Cobit 5, pegando os key points do Livro “Cobit 5 a business framework for the governance and management of enterprise IT” e inserindono software FreeMind, achei de muito proveito para ajudar na fixação de alguns processos.
Existe um simulado em inglês no próprio site da APMG em inglês, a minha nota do simulado foi bem próxima a do exame.
Se você se interessar, eu poderia montar uma coletânia do material que utilizei para estudar e lhe enviar para a disponibilização no seu blog.
Quando a dificuldades, acho que o fator crucial, é o tempo da prova, é muito pouco tempo para se responder cada questão (menos de 1 minuto para cada questão), além de ir bem preparado didaticamente, tem que ir bem preparado psicologicamente, quanto mais calmo, melhor será aproveitado o tempo. Acho que nessa prova vale a dica básica de responda o que tem certeza primeiro, e depois volte nas questões que ficou em dúvida, fica parado muito tempo em uma questão, pode consumir um tempo que você não tem, e complicar o restante da prova. (isso me prejudicou, tive que correr nas ultimas 4 questões pos tinha apenas 2 minutos).
Embora eu tenha um bom entendimento em Ingles, optei por fazer a prova em portugues, ouvi alguns amigos dizerem que a prova da ISACA em portugues havia muitas diferenças da prova original, inclusive as siglas. Porém mesmo assim me arrisquei. Não achei grande dificuldade para entendimento dos conceitos em portugues, na verdade achei até mais fácil.
Acho que o fator chave para essa prova, não é decorar somente os conceitos e processos, mais entender de uma forma geral o proposito do Cobit 5 para uma organização, entender bem os seus processos, o que cada um faz. Afinal essa prova tem algumas pegadinhas, onde você poderá encontrar mais de uma alternativa certa, mais terá que escolher a mais correta.

Abraços

Curtir

26 01 2014
janioantunes

Caro Jaslan;
Sua resposta foi muito mais do que eu esperava. Vou até utilizar isso para criar um novo post sobre a certificação Cobit 5. Se você puder disponibilizar a coletânea de materiais, ficarei muito grato!
Obrigado pela contribuição.

Curtir

2 04 2014
Fábio Duarte

Olá Janio, boa noite ! Parabéns pelo post !! Uma dúvida, você comenta que no exame para o COBIT 5 é sem consulta, mesmo sendo feito online, no exame do COBIT 4.1 poderia ter consulta ?!

Abraço

Fábio Duarte

Curtir

2 04 2014
janioantunes

Olá Fábio!
O exame de certificação da versão 4.1 é sem consulta. Porém foi obrigatório o cadastro de um proctor até algum tempo atrás, coisa que não é mais necessário atualmente. No meu caso, já fiz a prova quando não era mais necessário o proctor. Parece que é um pouco de desleixo da parte da Isaca, pois isso deixa uma margem grande para as pessoas que querem burlar e trapacear no momento da prova. Mas isso vai do caráter de cada um. Na minha opinião, a pessoa que faz uma certificação destas é profissional e segue um nível mínimo de ética. Acho que casos extremos podem acontecer quando o profissional depende desta certificação para ter um aumento de salário, por exemplo. Então, no desespero, pode ser que este “profissional” trapaceie de alguma maneira.
Porém o mercado de trabalho está ai para selecionar os mais bem preparados. Certificação não garante conhecimento, e o mercado exige mais conhecimento do que certificação…
Obrigado pela visita ao blog
Abraços

Curtir

26 04 2014
Douglaster@gmail.com

Pra quem está estudando pra certificação, tem um ótimo site com muito material em português no http://www.iheadgo.com .

Quem não conhece vale muito a pena dar uma olhada.

Fica a dica!

Curtir

27 04 2014
janioantunes

Obrigado pela dica Douglas!

Curtir

25 08 2014
andre

Boa noite! gostaria de saber se sua segunda prova do Cobit 4.1 foi igual a primeira ? ou caso contrário , teve muita diferença ?

Curtir

29 08 2014
janioantunes

Olá André;
As provas foram diferentes, já que eles possuem uma base com diversas questões, sendo que cada candidato responde a questões diferentes nas provas.
Apesar de serem diferentes, o nível de dificuldade foi o mesmo…
Obrigado pela visita ao meu blog!

Curtir

17 09 2014
João Henrique Rocha

Janio,

Pretendo realizar o exame em COBIT e possuo algumas dúvidas, são elas:
Onde compro o exame?
Qual o exame que tá valendo atualmente 4.1 ou 5?
Quanto custa?
Onde consigo material para estudo incluindo simulados?

No aguardo!

Curtir

28 09 2014
janioantunes

Olá João;

Atualmente, estão disponíveis os exames do COBIT® 4.1 e 5, mas há diferenças entre as certificações de diferentes versões.
A principio, não dá pra dizer qual é a melhor sem saber o seu foco. A versão 4.1 é a que está em uso por muitas empresas. Mesmo com o lançamento da versão 5, não significa que estas empresas vão mudar de uma hora para outra. Se você trabalha em uma empresa que utiliza a versão 4.1, recomendo esta certificação.
Mas se você não trabalha na área de GovTI e quer se capacitar, recomendo que você faça a 5, pois você pode levar um tempo pra alcançar determinada posição dentro de uma empresa em que você vá efetivamente utilizar seus conhecimentos. Mas analise isso conforme sua realidade e objetivos para decidir o que é melhor.
Em relação aos custos, há muita diferença:
A certificação 4.1 custa 150 dólares e pode ser feita somente online sem a necessidade de um proctor. Esta prova de certificação é comprada direto no site da ISACA. Veja neste link o procedimento para comprar.
A certificação 5 custa 260 dólares na versão online com proctor. Esta prova de certificação pode ser comprada no site da APMG International através deste link na opção “Purchase a COBIT 5 Foundation Exam”.
Este exame pode ser feito, também, presencialmente em um centro Pearson Vue. Você pode ver os endereços neste link (Clique em “Display more test centers…” para ver todos). O custo da prova presencial é de 295 dólares e recomendo entrar em contato com um centro aplicador do exame para ver o procedimento de compra, caso seja de seu interesse.

Vou recomendar alguns cursos pagos. É possível ser aprovado através de auto estudo, mas é uma opção mais arriscada pois o candidato precisar garimpar material grátis na Internet.
Cobit 4.1:
TI Exames
Isso É Treinamento
PMG Education

Cobit 5:
TI Exames (Curso virtual). Os cursos desta certificação são na maioria das vezes presenciais.

Desculpe-me pelo atraso em responder.

Obrigado pela visita ao meu blog!

Curtir

9 10 2014
maiara

É obrigatório fazer algum curso oficial para se fazer a prova do COBIT 5 foundation???? Ou posso estudar so e fazer a prova, que nem se faz para ITIL?

Curtir

10 10 2014
janioantunes

Olá Maiara;
Conforme informação do site da APMG (empresa que aplica o exame), você não precisa fazer nenhum curso para a prova de certificação de nível Foundation.
http://www.apmg-international.com/faq.aspx?category=COBIT+5+FAQs&btnSubmit=Open#FAQno1300

Curtir

7 11 2014
Tiago

Fiz hoje a prova do cobit 5 e infelizmente não passei, foi parecido com você, por uma questão apenas não passei. Eu fiz um curso preparatórir presencial na Green aqui deSão Paulo, estudei muito com o material da escola e também por materiais alternativos, como o site da luzia Dourado. Apesar de muito estudo, fiz apenas 3 simulados, um da apmg e outros dois da própria escola, acredito que meu erro foi ter feito poucos simulados (não existem muitos). Estudarei por mais 15 dias e farei a prova novamente, ah paguei 730 Dilmas pela prova.

Curtir

7 11 2014
janioantunes

Olá Tiago… Situação complicada hein…
Sei que o valor financeiro é bem alto, mas desejo que você não desista!
Boa sorte na próxima tentativa e sucesso!

Curtir

30 12 2014
dotnetsql sousa

tem um ótimo simulado gratuito para o cobit 5 no http://www.iheadgo.com

Curtir

30 03 2015
Fabio

Ola, recomenda fazer Cobit ou ITIL primeiro?

Curtir

4 04 2015
janioantunes

Olá Fabio. Depende do seu objetivo, mas posso dizer que seria interessante o ITIL primeiro pois ele vai te dar uma visão boa sobre processos e serviços…

Curtir

3 06 2015
João Carlos Antero

Amigo, sou certificado COBIT 4.1, porém não lembro como imprimo a certificação pelo SITE da ISACA, você poderia me ajudar nisso? Abraço!

Curtir

5 06 2015
janioantunes

Olá João;
Segue o guia de auxilio para baixar o certificado:

Clique para acessar o baixar_certificado_cobit.pdf

Obrigado pela visita ao meu blog!

Curtir

5 08 2015
Muriel

Bom dia Janio, realizei meu exame sabado dia 01/08 e até o movimento não recebi o email de validação, no seu qual foi o tempo para a validação, demorou??

Curtir

16 08 2015
janioantunes

Fiz online também. O meu foi para o Cobit 4.1 e no fim do exame ele já apresenta o resultado e dá a opção para emissão do certificado.

Curtir

14 10 2015
Maurício

Janio você tem um excelente material, mas gostaria de uma ajuda, sou formado em Gestão de TI desde o ano passado aqui em SP, mas não tenho experiência em carteira, a área que mais me chamou atenção foi auditoria de processos em TI, mas por não ter trabalho com TI bate aquele receio, você como um profissional me recomendaria para ter uma melhor oportunidade começar com uma certificação em Cobit4.1, Cobit 5, ITIL ou alguma outra?
Agradecido

Curtir

24 11 2015
marcelo farias

Obrigado pelas dicas, eu fiz o curso na http://www.issoe.com.br e passei fácil, as questões dos simulados praticamente igual do exame da ISACA. recomendo

Curtir

20 09 2016
Thiago

Marcelo, é confiável?

Curtir

17 12 2015
Thiago

Boa tarde Jânio, estou muito em dúvida do que fazer. Fiz um curso de administrador de banco de dados pela FAETEC/RJ e faço faculdade de gestão da T.I. Estou em dúvida se invisto numa certificação de MySQL primeiro ou se parto pra esse lado da Gestão. Na verdade minha dúvida é a ordem em que vou tirar essas certificações, o que você sugere para uma mais rápida inserção no mercado? Em qual ordem você tiraria (ITIL, COBIT e MySQL)?
Abraços e obrigado

Curtir

5 01 2016
janioantunes

Olá Thiago;
Não sei te dar uma resposta precisa, mas se você tem afinidade com o lado técnico (MySQL), eu recomendo que você invista primeiro nesta carreira (cursos e certificações) para facilitar sua entrada no mercado de trabalho e conseguir uma vaga em uma empresa que possibilite seu crescimento profissional, para então investir na área de gestão (ITIL, COBIT, CAPM, PMP, etc).
Abraços

Curtir

19 05 2016
Kaio

Jânio, uma pergunta. Só é possível tirar a certificação do COBIT 5.0? Não é mais possível tirar a 4.1?

Curtir

19 05 2016
janioantunes

Olá Kaio;
Exato! A ISACA descontinuou o exame do COBIT 4.1 no incio deste ano. Agora, só é possível, realizar a prova do 5.0.
Obrigado pela visita ao meu blog!

Curtir

13 09 2016
Flavia Mourão

Fiquei sabendo que para fazer o exame do cobit 5 é necessario fazer o curso oficial. É verdade? O unico lugar que eu vi com o curso oficail é na PMG Academy aqui: http://www.pmgacademy.com/pt/products/curso-online-cobit5-foundation

Curtir

Deixe um comentário